Curso de Capacitação Farol para o Autismo

CURSO DE CAPACITAÇÃO “FAROL PARA O AUTISMO”

INSCREVA-SE

Olá queridos amigos dos autistas, é com grande satisfação que a AMAES torna público o convite para a primeira edição do nosso curso de capacitação para profissionais e familiares intitulado “FAROL PARA O AUTISMO”. Essa primeira edição fornecerá em totalidade um certificado de até 120h, dividido entre 12 módulos que ocorrerão de uma até duas vezes por mês, sempre aos sábados. Será possível realizar a inscrição para todos os módulos com um pacote de valor único e promocional, ou a inscrição por módulo para aqueles que desejarem apenas participarem de aulas específicas (tendo certificado com carga horária reduzida). E além de realizar uma capacitação de qualidade, todo o valor de sua inscrição será para a manutenção da AMAES, em prol da causa autista.

Crianças, adolescentes e adultos com um dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) têm sido identificados com maior frequência do que ocorria até poucos anos atrás. Estima-se, atualmente, que a prevalência seja de um indivíduo em cada 100 pessoas, aumento significativo em relação às taxas observadas há algumas décadas.

 

  • Público Alvo

Psicólogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Assistentes Sociais, Cuidadores, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Estudantes e profissionais da área da saúde, educação e assistência social, entre outros.

 

  • Carga Horária total

120h – Curso completo

10h – Por módulo

 

  • Carga horária por módulo

10h (1 ou 2 sábados por mês) de acordo com calendário a seguir.

 

  • Local

Auditório da AMAES – Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo.

Av. Fernando Ferrari, 2115 – Goiabeiras, Vitória – ES, 29075-905 – (27) 3327-1836.

Observação: Caso em algum modulo especifico o local seja alterado, as informações nessa página serão atualizadas e o novo local também será enviado para o email de cada participante.

 

Objetivo

Contribuir para formação de profissionais que atendam pessoas com Transtorno do Espectro Autista no estado do Espirito Santo.

 

  • Certificado

Para o curso de 120h, somente para alunos que tiverem no mínimo 75% de presença, não faltar um módulo inteiro e entregar o relatório de aproveitamento do curso ao final.

 

Coordenação

Adam Sant’anna – Psicólogo e Coordenador Clínico da Amaes

Maura Hersbach – Fonoaudióloga e Gerente Técnica da Amaes

 

 

  • Data dos módulos
MÓDULOS DATAS
I 05/05/2018
II 12/05/2018
III 09/06/2018
IV 23/06/2018
V 07/07/2018
VI 21/07/2018
VII 29/09/2017
VIII 15/09/2017
IX 06/10/2017
X 27/10/2018
XI 10/11/2018
XII 24/11/2018

A programação pode sofrer alterações (caso ocorra alguma alteração as informações nessa página serão atualizadas e enviadas para o email de cada participante).

  • Investimento

Opção 1 : Por módulo (10h)

valor: R$ 60,00 (sessenta reais)

Opção 2: Curso completo (120h)

Valor R$ 600,00 (seiscentos reais) à vista (Via Sympla ou Depósito)

Valor R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais) em caso de Cartão de Crédito (parcelado em até 5X) ou Cartão Débito – Na Sede da AMAES

 

  • Formas de Pagamento

Via Sympla (Boleto, Cartão de Crédito ou Débito Online)

Cartão de Débito ou Crédito na Sede da AMAES

Depósito bancário, (Banestes: Agência, 184, Conta Corrente 26478529. CNPJ 04.889.666/0001-01); enviar comprovante para o email: capacitacao@amaes.org.br;

 

CURRÍCULO DOS FACILITADORES:

FERNANDA VIEIRA MAPPA – MÉDICA PSIQUIATRA – CRM – ES 7149 ;

Psiquiatra geral– RQE Nº: 5665

Psiquiatria da Infância e da Adolescência – RQE Nº: 7681

Graduada em medicina em 2001 pela UFES;

Residência médica em psiquiatria geral pelo Instituto Municipal Philippe Pinel – RJ;

Residência médica em psiquiatria da infância e adolescência pelo Instituto Municipal Philippe Pinel – RJ;

Membro titular da ABP

Título de Especialista em psiquiatria -TEP

 

CAROLINA PORTUGAL FAVORETTI – FONOAUDIÓLOGA – CRFª 6-2978

Psicopedagoga Especialista em Linguagem e em Motricidade Orofacial – CEFAC.

Coordenadora da Equipe Desenvolver de Fonoaudiologia;

Tesoureira da ABENEPIES;

 

Fga. ROBERTA MARIA SCAVAZZA DE– Crfa. 583

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (PUC – SP)

Especialista em Motricidade Orofacial (CFFa.)

Fonoaudióloga com formação pelos método Bobath

Especialista em TEA: princípios de ABA, TEACCH e Son RiseEspecialista em Apraxia de fala ç (The Speech-EZ Apraxia Program e Prompt)

 

PROFESSORA LEILA LANDGRAF – Pedagoga, Psicopedagoga Clinico e Institucional, Psicóloga, Screener credenciada pelo Hospital dos Olhos-BH, Diretora Clínica da Clinica Despertar, Fundadora Presidente e responsável pela metodologia aplicada na Instituição Centro de Vivências Despertar para Vida-CVDVIDA, Consultora Social, Educacional e Empresarial.

 

LUCIANA AZEVEDO FELTMANN SILVA-Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Atualmente é coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória e professor de educação básica ii da Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESPECIAL, atuando principalmente no seguinte tema: educação especial.

 

BRUNO LIMA – graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2007. Completou as Residências Médicas em Psiquiatria (2012) e em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2015) pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Atualmente, trabalha como médico psiquiatra no Hospital das Clínicas (HUCAM-UFES), e como perito psiquiatra no Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo (IPAJM).

 

DRA ADRIANA BARBOSA- Graduação em Fisioterapia – UNESA/RJ.

Especialização em Terapia Intensiva – SOBRATI/RJ

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal – INSPIRAR/ES

Formação no Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, com experiência clínica no Método de 13 anos de atuação.

Fisioterapeuta e Coordenadora da Clinica Sensus – Clinica Especializada no Método Padovan.

Supervisora Regional do Método Padovan pela Prosinapse – Setor Espírito Santo.

 

PATRICIA CELESTE GOMES – Formada em Pedagogia. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Possui formação em Diversidade Escolar. Atuou por 25 anos nas áreas de Educação Infantil e séries Iniciais do Ensino Fundamental I. Atualmente é Psicopedagoga clínica na Única Equipe Interdisciplinar e membro da coordenação da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Espírito Santo.

 

FERNANDA MOSCON – Terapeuta Dir Floortime (Autismo) em formação. Pós-graduada em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Centro de Treinamento, Pesquisa e Ensino de Equoterapia em São Paulo. Instrutora de Equitação para Equoterapia. Experiência na área desde 2010, quando realizou trabalho voluntário no Regimento de Polícia Montada do ES. Proprietária e Diretora Clínica em Centro de Equoterapia Mestre Álvaro desde 2011. Graduanda em Psicologia. Médica Veterinária com experiência em Clínica de Equinos.

 

DRª. BRUNELA FACCINI

Nutricionista Materno Infantil
Atua em consultório clínico materno infantil e coordena a NutriKids – Nutrição Materno Infantil
Nutricionista Clínica do Programa Viver Unimed
Nutricionista infantil na Upuerê Educação Infantil
Especializanda em Nutrição Materno Infantil – FAPES – SP
Especialista em Personal Diet – NTR Paraná – 2008
Nutricionista formada pela Universidade de Vila Velha -2006

 

DRA. LORENA SANTANA – Advogada Especialista em Direito do consumidor, Pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho. Advogada do Núcleo Jurídico da FDV.

 

JULIANO COIMBRA DOS SANTOS – Psicólogo, Especialista em Sexualidade Humana, Especialista em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos, Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Atua como Psicólogo Clínico, Sexólogo e como Psicólogo na Execução da Medida de Internação Socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo – IASES. Diretor da JCSPSIC – Treinamento & Desenvolvimento Humano e atua como Professor do Centro de Pós Graduações – CESAP.

 

KELLY LOPES- Psicanalista, pedagoga com formação em arteterapia, educação especial e estímulo precoce. Atuação é em triagem para diagnóstico e orientação familiar que iniciou em 2003.

 

THIAGO GUSMÃO – Formação em Neurologia Infantil pela Universidade Federal Fluminense;
Mestrando pela Universidade Federal Fluminense em Neurologia Infantil;
Neurologista Infantil – Hospital Infantil e Maternidade Dr Alzir Bernadino Alves (Himaba);
Neurologista Infantil – Instituto de Neurociências do Espírito Santo;
Neurologista Infantil – Apae Cariacica;
Neurologista Infantil – São Bernardo Saúde.

 

DR LUCAS BOTELHO GAZZINELLI – Cirurgião- Dentista em Vitória, ES – Brasil. Possui graduação em Odontologia. Atua como clínico geral. Faz parte do iDent desde Agosto de 2012.

 

MÔNICA ROCHA DE SOUZA NOGUEIRA

Formação: Psicóloga e Neuropsicóloga CRP 16/3030

Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental

 

NATHÁLIA DE PAULA LOUZADA

Formação: Fonoaudióloga CRFa 6-6678/ES

Especialização em Neuroeducação pelo CEFAC

Formação em ABA (Análise Aplicada do Comportamento) e PECS

 

LUCIANA CARLA CARNEIRO TEIXEIRA MADALOSSO – Pedagoga com experiência em análise do comportamento aplicada e metodologia montessoriana. Formada em pedagogia pela FAESA. Atuou como diretora pedagógica em instituições de ensino. Experiência na condução de grupos de familiares. Voluntária na colaboração e organização de eventos na AMAES. Como pedagoga e ludoterapeuta na AMAES. Atualmente exerce atendimento pedagógico clínico particular.

 

JULIA PERALTA – Psicóloga com formação em terapia comportamental e análise do comportamento aplicada. Experiência em instituições de atendimento especializado para pessoas com TEA. Experiência no treinamento de pais e profissionais da área em contato com o TEA. Formada na UFSJ –Universidade Federal de São João del-Rei. Atuou como psicóloga clínica na AMAES e na Santa casa. Atualmente trabalha em consultório particular e formação de profissionais.

 

ADAM SANT’ANNA SANTOS – Psicólogo com formação em terapia comportamental e análise do comportamento aplicada. Formado na universidade católica salesiana de vitória. Experiência no treinamento de pais e cuidadores na área de autismo. Trabalha atualmente em consultório particular e como psicólogo e coordenador clínico na Associação dos amigos de autistas do Espírito Santo.

 

CLAITON SILVA JUNIOR – Professor de Remo Adaptado

 

HONORATO DO NASCIMENTO  – Professor de Remo Adaptado

 

JOÃO PAULO FERNANDES PINTO
Graduado em licenciatura plena no curso de Ed. Física pela Faculdade Católica Salesiano;
Cursos e especializações na área da Educação Especial, atuando há mais de 6 anos na Psicomotricidade para pessoas com necessidades especiais;
Coordenador e Professor de Ed. Física do Centro Educacional Primeiro Mundo;
Coordenador e Professor do Projeto Believe.

 

ALESSANDRA SCAPIN

Mestra em Educação e Psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba. Terapeuta clínica infantil, de família e de casais. Professora Universitária e coordenadora de cursos. Pesquisadora, Orientadora e Palestrante cadastrada pelo CNPQ.Experiência em elaboração, planejamento e execução de projetos de extensão. Sócia proprietária da Clínica CrerSer Educacional – Desenvolvendo Habilidades.

 

  • Ementa
MODULO I
05/05/2018
MATUTINO VESPERTINO
Dra Fernanda Mappa  Kelly Lopes
TEMA TEMA
Introdução ao TEA

Epidemiologia

Etiologia/

Possíveis Fatores de risco

Sinais de Alerta nas diferentes fases da vida

(13:00 as 15:45)     Kelly Lopes

Tema: ” Aceitação e Olhar diferenciado da família.”

(15:45 – 17:00) Estudo de caso Famílias

POLLYANA/GERUSA/IVONEI/HELOISA

 

 

MODULO II
12/05/2018
MATUTINO VESPERTINO
Profª. Luciana Feltmann (APAE- VITÓRIA) Leila Landgraf (Clínica Despertar)
TEMA TEMA
Politica da Educação Especial no Brasil/ Politica Nacional de Educação na perspectiva da Educação Inclusiva Integração família, escola e terapia

Escola Inclusiva / Currículo Adaptado

 

MODULO III
09/06/2018
MATUTINO VESPERTINO
Fga. Roberta De Conti Fga. Roberta De Conti
TEMA TEMA
Desenvolvimento da linguagem oral em pessoas com TEA. Como estimular a Linguagem da Pessoa com TEA

 

MODULO IV
23/06/2018
MATUTINO VESPERTINO
Dr. Bruno Lima Professores de Esporte

Prof. Clailton e Honorato

Equipe Centro de Equoterapia Crescer

TEMA TEMA
Atuação do psiquiatra infantil e encaminhamentos interdisciplinares no TEA Esporte e Inclusão

(13:00-14:15) Remo adaptado – Clailton e Honorato

(14:15-15:30)  Equoterapia – Equipe

Centro de Equoterapia Crescer

(15:45-16:30)

(16:30-17:00) Perguntas/respostas

 

MODULO V
07/07/2018
MATUTINO VESPERTINO
Psicólogo Adam Sant’anna

Fga. Nathalia Louzada

Psicóloga Julia Peralta
TEMA TEMA
(13:00-15:15) Adam Sant anna

Tema:Introdução à análise do comportamento aplicada (ABA) e intervenções no TEA.

(15:30- 17:00) Fga. Nathalia Louzada

Tema: A importância da intervenção Precoce na Comunicação

Habilidades sociais no TEA

 

 

MODULO VI
21/07/2018
MATUTINO VESPERTINO
TO Viviane Biriba Bastos Arpini TO Viviane Biriba Bastos Arpini
Desenvolvimento de Atividades da Vida Diária. Acompanhamento de pessoas com TEA a partir da Terapia Ocupacional e Integração Sensorial

 

MODULO VII
29/09/2018
MATUTINO VESPERTINO
Dra. Lorena Santana Dra. Roberta De Conti

 

Direito do Autista: novas leis e direitos  (13:00-15:30) Roberta De Conti

 

 

MODULO VIII
15/09/2018
MATUTINO VESPERTINO
Profa. Acácia Maria Picoli

Prof Alan Maykson L. de Araújo

Profa Theresinha Gomes Barbosa

Equipe Crescer

Dra. Adriana Barbosa

Fernanda Moscon

 

TEMA TEMA
A importância da musicalização e da Arteterapia e do Trabalho de expressão corporal no desenvolvimento da Pessoa  com TEA

(08:00- 08:40) – Acácia

(08:40 -09:20) Teresinha

(09:20-10:00) Alan

(10:15- 12:00) Equipe Crescer

Introdução às metodologias apresentadas no acompanhamento do TEA..

13:00-14:15 Padovan – Dra. Adriana Barbosa

14:15-15:15 – DIR Floortime- Fernanda Moscon

15:15-15:30 INTERVALO

15:30-16:30 –

(15:30 -17:00) Dr Lucas Botelho Gazzinelli. Tema: Saúde Bucal de Pessoas Autistas

16:30-17:00 Perguntas e respostas

 

MODULO IX
06/10/2018
MATUTINO VESPERTINO
Dra. Brunela Faccini Dra. Brunela Faccini
TEMA TEMA
Nutrição e Autismo: como tratar?

 

– Dietas de restrição

– Seletividade alimentar

– Hipermeabilidade intestinal

– Contaminantes químicos

Nutrição e Autismo: como tratar?

 

– Dietas de restrição

– Seletividade alimentar

– Hipermeabilidade intestinal

– Contaminantes químicos

 

MODULO X
27/10/2018
MATUTINO VESPERTINO
Dr Thiago Gusmão Dr. Amarildo (Advogado)

Psicólogo Juliano Coimbra

TEMA TEMA
 

O acompanhamento da Neuropediatria no TEA

(13:00-15:15) Dr Amarildo

Tema: Aguardando fechamento (em breve com atualização)

(15:30-17:00) Juliano Coimbra

Tema: Conceitos adolescência/sexualidade

Fases do desenvolvimento

Mudanças corporais/ Físicas

Mudanças hormonais

Adolescência e sexualidade da pessoa com Autismo

 

MODULO XI
10/11/2018
MATUTINO VESPERTINO
Julia Peralta, Rodrigo e João Patrícia Celeste Gomes
Projeto de inclusão no mercado de trabalho através da estrutura da ABA. Alfabetização no TEA

 

MODULO XII
24/11/2018
MATUTINO VESPERTINO
Pedagoga Luciana Madalosso Pedagoga Luciana Madalosso

Dra. Mônica

TEMA TEMA
Importância do lúdico para a Aprendizagem (13:00 as 15:00) Luciana Madalosso

Tema: Construção de Materiais pedagógicos

(15:30 as 17:00) Dra. Mônica

Tema: A importância da avaliação Neuropsicológica no diagnóstico de TEA

 

  • Reconhecimento do MEC

 

Vale ressaltar que o curso livre não tem vínculos e reconhecimento pelo MEC, posto que estes somente credenciam, autorizam ou reconhecem instituições como faculdades, centros universitários e universidades que ministram cursos de graduação ou pós-graduação. Nosso Curso é  PROFISSIONALIZANTE e ministrados pelo Decreto Federal Nº. 5.154 de 23 de julho de 2004.

 

  • Qual a base legal do curso?

Os Cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154de 23 de julho de 2004.

O Curso livre é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade.

Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu

inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

  • Os certificados poderão ser utilizados para qual finalidade?

Nosso Certificado é válido em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Decreto Federal Nº. 5.154 de 23 de julho de 2004, com validade para:

  • Educação Continuada
  • Extensão Universitária
  • Titularidade para Professores
  • Complementação de Conhecimento
  • Ascensão de Carreira ou Cargo
  • Contagem de Carga Horária para estágio
  • Comprovação de Prova de Título para a Educação Continuada
  • Enriquecimento de Currículo, lhe destacando no Mercado de Trabalho
  • Apresentação como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo simplificado de Órgãos Federais, Estaduais e/ou Municipais, etc.

Orientamos apenas que verifique as exigências dos locais ou editais que pretende apresentar os Certificados, pois cada um deles possuem suas próprias regras.

INSCREVA-SE